domingo, 24 de março de 2013

Roma Antiga


Imagem: Rômulo e Remo - historiadetudo
Roma, a capital da atual Itália está localizada na Península Itálica. A cidade foi criada no século VIII a.C. por diferentes influências culturais e étnicas, dentre eles etruscos, úmbrios, latinos, sabinos, samnitas e gregos.
A obra Eneida do poeta Virgílio, conta a lenda que envolve os irmãos Remo e Rômulo. O povo romano seria descendente do herói troiano Eneias que na destruição da cidade de Tróia, fugiu para a Península Itálica em 1400 a.C.
Ainda na obra acima, conta-se que Remo e Rômulo sofreram com a ambição de Amúlio que os lançou no rio Tibre, sendo estes levados. Sobreviveram graças ao cuidado de uma loba que os amamentou e os entregou à uma família camponesa. Em fase adulta, os irmão retornariam a Alba Longa e destituiriam Amúlio e logo em seguida criariam Roma. Rômulo teria traçado as primeiras obras da cidade e incorformado com a decisão do irmão Remo saltou sobre a marca feita e foi assassinato por Rômulo, o que o faria ser o primeiro monarca da história de Roma.
Imagem: historiabde
Essa monarquia sofreria com a invasão de outros povos como os etruscos que durante 100 anos dominaram a cidade. Em 509 a.C. os romanos derrubariam o rei etrusco e fundariam então uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.
Foi nesse período então de República (509 a 27 a.C.), por meio de lutas contra povos vizinhos que os romanos passaram a obter escravos em grande quantidade. Posteriormente expandindo seu território para a Grécia, Cartago e Macedônia. Posteriormente ainda conquistariam o Egito, a Britânia e algumas regiões ainda da Europa e da Ásia. Assim, com tantas conquistas o exército acumulou muitos poderes políticos e para deterem revoltas dos povos dominados, resolveram concentrar o poder. Júlio César foi um general que havia conquistado a Gália em 60 a.C. Depois deu um golpe em Roma e proclamando-se ditador perpétuo (governando com poderes ilimitados até sua morte). Nem ele nem seu governo tiveram vida longa sendo assassinado pelos próprios romanos em 44 a.C.
Imagem: historiabde
Otávio (31 a 27 a.C.) viria a ser o que extinguiria a República, possuindo o apoio político, econômico, militar e religioso. Isso através de leis que ele criou como Princeps Senatus (Primeiro Senador), Tribuno da Plebe, Sumo Pontífice (representante divino), César, Imperador e Augusto. Assim teríamos o 1º Imperador Romano: Otávio Augusto (27 a.C.) e o fim da República.
O império Romano então pode ser aqui dividido e estudado em duas fases, o alto e baixo Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário