Imagem: Partenon - imagenswiki |
Atenas desenvolveu um intenso comércio marítimo com as colônias estabelecidas no Mediterrâneo e Ásia Menor. Essa necessidade de comércio exterior era preciso devido a região onde estava localizada Atenas com poucas terras férteis.
Na educação ateniense, a educação era um privilégio destinado àqueles que possuíam condição de pagar pelos serviços de um professor particular. Eles procuram estabelecer um equilíbrio entre corpo e mente. Alguns dos principais nomes do planeta viveram nessa região, como autores de peças de teatro Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes, e também os grandes filósofos Platão e Sócrates. Assim, Atenas demonstrava sua preocupação com o pensamento artístico e cultural do povo, uma civlização forte e um brilho intelectual. Ainda há de se destacar belos templos construídos em homenagem aos deuses, aqui ainda há de se fazer um registro sobre a construção do Paternon na Acrópole, dedicado a deusa Atena, no período de Péricles, que utilizou-se de parte do dinheiro arrecadado na Liga de Delos (união das cidades-Estados para combaterem os persas) para seu embelezamento e demonstração de poder, o que futuramente provocaria a ira, luta e derrota para Esparta.
Imagem: Democracia ateniense - historia7ano |
A evolução política ateniense ocorre através da monarquia, passando por uma oligarquia (poder de poucos) e chegando na democracia, a chamada democracia ateniense. Essa democracia não ocorre através de revoltas ou lutas e sim de um processo paulatino onde os indivíduos vão adquirindo direitos na sociedade política. Essa Lei Democrática vem dedivo Atenas estar dividida em Demos, onde cada Demo poderia enviar seu representante à Eclésia, local de discussão dos assuntos de interesse de todos, lá eles teriam todos os direitos independentes de classes sociais, assim todo cidadão é igual perante a lei.
As mulheres em Atenas, diferentemente de Esparta, mesmo então sendo criadores da democracia, a mulher tinha uma atuação reduzida. Ela era educada para ser dócil e reservado ao mundo doméstico, sendo subjugada pelo pai até este escolher com quem se casaria. No casamento sua dedicação seria ao marido. Na política continuaram sem participação mesmo após reformas pois eram consideradas inaptas para essa tarefa.
Atenas viria ser dominada por Esparta após a Guerra do Peloponeso, onde foram derrotados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário