Imagem: seuhistory |
Foi na Grécia Antiga que surgiram os jogos olímpicos na cidade de Olímpia, local este distante das mais importantes cidades-Estado. Tréguas eram feitas durante os jogos para que os mesmos ocorressem.
Os jogos eram rituais em homanagem ao principal deus grego, Zeus. Inicialmente com corrida, os jogos logo ganharam outras competições como arremessos de discos, de dardos, salto em distância, natação e lutas livre. Os vencedores dos jogos ganhavam status e retornavam às suas cidades como heróis e com uma coroa de folhas de oliveira, que segundo a lenda vinha de uma oliveira que tinha sido plantada por Zeus.
Imagem: seguindopassoshistoria |
Os dias em Olímpia eram cheio de atletas espectadores que durante 5 dias disputariam os jogos, sendo parte deles dedicados a sacrifícios e veneração ao deus. Dentre os principais astros estavam os velocistas, e os jogos recebiam o nome do vencedor dessa corrida.
Era em Olimpía que também estava um templo onde ficava uma colossal estátua de adoração de Zeus, feita em ouro e marfim, e que os atletas costumavam venerar durante os jogos.
Os jogos tiveram seu fim com o domínio do Império Romano cristianizado, pois com o imperador Teodósio I, foram proibidos de manifestações que valorizassem o politeísmo. Assim os últimos Jogos Olímpicos aconteceram em 393.
Nenhum comentário:
Postar um comentário