domingo, 24 de março de 2013

Grécia Antiga

Imagem: Partenon - gbrdehist

A Grécia Antiga, ou civilização grega, surgiu na Península Balcânica por volta de 2000 a.C. com a migração de tribos nômades de origens indo-européias como os aqueus, jônios, eólios e dórios. A pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia antiga foram: Atenas e Esparta.
Esses povos que habitaram essa região viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Os gregos, que também eram chamados de helenos, elaboraram práticas políticas, conceitos estéticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos no interior das sociedades ocidentais atuais.
A Grécia Antiga pode ser dividida em diferentes períodos históricos que marcam seus principais acontecimentos, seriam eles:
- Período Micênico de 1300 a 1100 a.C. onde a grande civilização da Grécia foi a micênica. Essa cultura estava localizada na ilha de Creta, caracterizado por armas de bronze, cenas de guerra nas artes e lugares altamente defendidos. Os homens guerreiros da época eram enterrados com suas armas, e também foi nesse período que surgiram as carruagens puxadas a cavalo. Essa cultura durou 200 anos.
Imagem: Teatro - blogdoprofessorqueiroz
- A Idade Média de 1100 a 750 a.C. nesse período Micenas foi dominada por povos bárbaros dóricos, o que iniciou a Idade Média, teve então um declínio na linguagem, arquitetura e outras características de uma sociedade culta. As pessoas tinham suas vidas de maneiras quase que tribais. Os poemas mais conhecidos da cultura grega escritas por Homero, teriam ocorridos nessa época, que seríam a "Ilíada" e a "Odisséia", que narravam Tróia. Alguns historiadores contestam essa teoria.
- O período Arcaíco de 750 a 500 a.C. marcou o fim da Idade Média e a evolução do crescimento das primeiras cidades-Estado, com destaque para Corinto e Esparta, que desenvolveram seu comércio e ampliando os contatos com os fenícios o que possibilitou adotar o seu alfabeto. Assim, com a capacidade de ler e escrever se espalhando os primeiros escritos haviam sido as obras de Homero "Ilíada" e "Odisséia". Esse também foi um período de desenvolvimento de arte, política, filosofia e ciência, e também da democracia de Atenas em 510 a.C.
Imagem: prof2000
- Período Clássico de 500 a 336 a.C. que ficou marcado especialmente pelas Guerras Persas e também pela identidade grega, já que houve então a união das cidades-Estado para combater os Persas, onde os gregos sairiam vitoriosos. Essa união do povo grego seria chamada de Liga de Delos liderada por Atenas e que posteriormente viria entrar em confronto com Esparta na Guerra do Peloponeso. Nesse período também o Drama grego floresceu. Em 449 a.C. começou a ser erguido o Partenon na Acrópole sobre o comando de Péricles. Platão fundaria a primeira universidade em 385 a.C. A unificação da Grécia só ocorreria sob o reinado de Felipe II e seu filho Alexandre, o grande, que vieram da Macedônia.
- Período Helenístico de 336 a 146 a.C. foi o período em que Alexandre morreu e não havia deixado herdeiros, porém o que ficou foi uma guerra entre seus generais. O grande império conquistado então pela Macedônia começou a se dividir. A era então chamada de helenística estava caracterizada pelo crescimento das grandes cidades como Alexandria no Egito, e o florescimento do comércio internacional, davam assim uma grande expansão da cultura grega. Em 146 a.C. os romanos conquistariam a Macedônia e todo o território helenístico que ficou sob a sua jurisdição. Assim teria fim o império grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário