sábado, 23 de março de 2013

O mundo antigo: as primeiras civilizações

Imagem: adriano_correa_historia

Ao se falar de história Antiga é comum também lembrar do surgimento das primeiras civilizações. Enfatizando não que essas civilizações eram "melhores" do que outras, mais sim que possuíam uma série de características que marcaram a época.
As primeiras civilizações foram marcadas pela estruturação das primeiras instituições públicas complexas, uma hierarquia social e sistemas que se aplicavam aquela população. Essas civilizações surgiram ao mesmo tempo em várias regiões, e não especificamente em um determinado lugar, o que poderia acontecer era onde uma ou mais culturas era incorporadas e criavam-se algumas dessas civilizações.

Imagem: Abu Mena, Egito - Wikilivros
Na parte oriental poderíamos apresentar as milenares civilizações chinesa e indiana, seguindo pelo oeste e passando pelas civilizações egípcias e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica, próximas aos rios Tigre e Eufrates. Lembrando aqui especialmente essa região eram ainda conhecidas como as civilizações hidráulicas, onde eram construídos diques, canais e sistemas de irrigação, daí essa nomenclatura, também chavadas de crescente fértil. Na parte ocidental então teríamos as civilizações egípcias, greco-romanas, que receberam grande destaque devido suas influências em conceito, instituição e costumes que estão presentes em todo ocidente. Seria na Grécia Antiga que surgiriam a política, a democracia, a filosofia e o racionalismo. Na romana então as bases do direito contemporâneo.
É importante aqui ainda registrar que existiram também importantes cilizações seguindo o curso como os maias, astecas, incas e olmecas no continente americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário