Imagem: Partenon - gbrdehist |
A Grécia Antiga, ou civilização grega, surgiu na Península Balcânica por volta de 2000 a.C. com a migração de tribos nômades de origens indo-européias como os aqueus, jônios, eólios e dórios. A pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia antiga foram: Atenas e Esparta.
Esses povos que habitaram essa região viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Os gregos, que também eram chamados de helenos, elaboraram práticas políticas, conceitos estéticos e outros preceitos que ainda se encontram vivos no interior das sociedades ocidentais atuais.
A Grécia Antiga pode ser dividida em diferentes períodos históricos que marcam seus principais acontecimentos, seriam eles:
- Período Micênico de 1300 a 1100 a.C. onde a grande civilização da Grécia foi a micênica. Essa cultura estava localizada na ilha de Creta, caracterizado por armas de bronze, cenas de guerra nas artes e lugares altamente defendidos. Os homens guerreiros da época eram enterrados com suas armas, e também foi nesse período que surgiram as carruagens puxadas a cavalo. Essa cultura durou 200 anos.
Imagem: Teatro - blogdoprofessorqueiroz |
- O período Arcaíco de 750 a 500 a.C. marcou o fim da Idade Média e a evolução do crescimento das primeiras cidades-Estado, com destaque para Corinto e Esparta, que desenvolveram seu comércio e ampliando os contatos com os fenícios o que possibilitou adotar o seu alfabeto. Assim, com a capacidade de ler e escrever se espalhando os primeiros escritos haviam sido as obras de Homero "Ilíada" e "Odisséia". Esse também foi um período de desenvolvimento de arte, política, filosofia e ciência, e também da democracia de Atenas em 510 a.C.
Imagem: prof2000 |
- Período Helenístico de 336 a 146 a.C. foi o período em que Alexandre morreu e não havia deixado herdeiros, porém o que ficou foi uma guerra entre seus generais. O grande império conquistado então pela Macedônia começou a se dividir. A era então chamada de helenística estava caracterizada pelo crescimento das grandes cidades como Alexandria no Egito, e o florescimento do comércio internacional, davam assim uma grande expansão da cultura grega. Em 146 a.C. os romanos conquistariam a Macedônia e todo o território helenístico que ficou sob a sua jurisdição. Assim teria fim o império grego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário